Governo publica portaria interministerial para leilão de milho

Publicado em 13/05/2010 14:13 338 exibições

O governo publicou nesta quarta-feira (12.05), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria interministerial assinadas pelos Ministérios da Fazenda, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Planejamento, autorizando a realização de leilões de milho. Agora, a previsão é de que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publique o edital até a próxima quarta-feira (19.05), com previsão de que o primeiro leilão seja feito na última semana de maio.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Para Mato Grosso, a expectativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT) é de que as ofertas públicas contemplem cerca de 6,2 milhões de toneladas. O estado possui uma oferta total de 8,86 milhões/t, considerando uma produção estimada de 8,5 milhões/t para a safra 2009/2010 e o estoque de 360 mil/t da safra 2008/2009. A previsão é de que o consumo no mercado mato-grossense seja de 2,2 milhões/t no ano comercial entre junho de 2010 e maio de 2011.

“É extremamente importante que possamos comercializar e escoar essas 6,2 milhões/t para que o estado não tenha que armazenar milho a céu aberto, como ocorreu no ano passado”, afirma o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira.

Glauber lembra que ainda existe no estado 5,7 milhões/t de soja da safra 2009/2010 a serem comercializadas e que estão nos armazéns. E mesmo uma parcela do que já foi vendida (70%) também não foi totalmente escoada. “Isso é um fator preocupante no que diz respeito ao armazenamento no estado”.

Nos editais a Conab divulgará as regras e os instrumentos de apoio que serão utilizados nos leilões a serem realizados. O orçamento do governo para apoiar a comercialização de grãos em todo o país é de R$ 5,2 bilhões. 

Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário