Governo confirma para dia 25 comercialização de 12 mil/t de milho

Publicado em 17/05/2010 13:54
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará o primeiro leilão de apoio à comercialização do milho safra 2009/2010, no próximo dia 25. Na operação, que será feita por meio de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), a oferta será de 1 milhão de toneladas do cereal. Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, depois serão realizados mais 11 leilões semanais, todos com o mesmo volume de milho.

A Portaria Interministerial nº 318, que autoriza a realização de leilões de apoio à comercialização de arroz, feijão e milho colhidos na safra 2009/2010 foi publicada na última quarta-feira (12). O documento foi assinado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Agricultura, Wagner Rossi, depois de três meses de negociações entre suas equipes técnicas.

A safra de mais de 54 milhões de toneladas de milho e os preços baixos em algumas regiões foram os principais fatores que levaram à tomada dessa medida pelo governo. Além dela, Rossi disse, em entrevista à Agência Brasil, no mês passado, que seria necessário encontrar novos caminhos para a exportação de milho para tentar equacionar a questão.
O PEP, instrumento que será usado nos leilões, é uma subvenção concedida a quem se comprometer a adquirir o produto diretamente do agricultor ou da cooperativa rural, pelo preço mínimo de referência, e escoá-lo para uma região estabelecida pelo governo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário do Comércio e Indústria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário