Produtores do MT iniciam colheita do milho safrinha

Publicado em 21/05/2010 09:39
Agricultores de Mato Grosso começaram a colheita do milho safrinha. A falta de chuva prejudicou a produtividade das lavouras.

Na fazenda do agricultor David Andrade em Sinop, norte do Estado, são 960 hectares cultivados. Ele contou que no ano passado colheu em média 110 sacas por hectare. Este ano, deve ter uma quebra de 30%.

Segundo o Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, em algumas regiões a estiagem foi mais forte do que outras. No norte do Estado, a chuva castigou bastante as lavouras.

Em municípios como Sorriso e Sinop, por exemplo, choveu apenas sete milímetros no mês de abril. A média histórica é de 138.

Mesmo com as perdas na produtividade, por enquanto a previsão é de Mato Grosso colher uma safrinha maior do que a do ano passado. Isso porque o pessoal acreditou na cultura e aumentou a área em 19%, chegando a 1,8 milhão de hectares. Com isso, espera-se uma produção total para este ano de 8,7 milhões de toneladas. São 2,7% a mais do que no ano passado.

Os agricultores também estão preocupados com o preço baixo no mercado, como explicou o seu Adelmo Zuanazzi. “O preço do milho está muito baixo. Já vem baixo do ano passado para cá. Então, estamos realmente muito apreensivos com o preço do produto”, falou.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)