Produtores do MT iniciam colheita do milho safrinha

Publicado em 21/05/2010 09:39
Agricultores de Mato Grosso começaram a colheita do milho safrinha. A falta de chuva prejudicou a produtividade das lavouras.

Na fazenda do agricultor David Andrade em Sinop, norte do Estado, são 960 hectares cultivados. Ele contou que no ano passado colheu em média 110 sacas por hectare. Este ano, deve ter uma quebra de 30%.

Segundo o Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, em algumas regiões a estiagem foi mais forte do que outras. No norte do Estado, a chuva castigou bastante as lavouras.

Em municípios como Sorriso e Sinop, por exemplo, choveu apenas sete milímetros no mês de abril. A média histórica é de 138.

Mesmo com as perdas na produtividade, por enquanto a previsão é de Mato Grosso colher uma safrinha maior do que a do ano passado. Isso porque o pessoal acreditou na cultura e aumentou a área em 19%, chegando a 1,8 milhão de hectares. Com isso, espera-se uma produção total para este ano de 8,7 milhões de toneladas. São 2,7% a mais do que no ano passado.

Os agricultores também estão preocupados com o preço baixo no mercado, como explicou o seu Adelmo Zuanazzi. “O preço do milho está muito baixo. Já vem baixo do ano passado para cá. Então, estamos realmente muito apreensivos com o preço do produto”, falou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário