Seca compromete safra de milho em Mato Grosso

Publicado em 31/05/2010 07:29
A falta de chuva em Mato Grosso nos últimos meses comprometeu a segunda safra de milho 2010/2011 - (safrinha). O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, diz que estima-se uma queda em produtividade de cerca de 20%, comparado à safra anterior. "Trata-se da maior seca dos últimos três anos no Estado, certamente o rendimento do milho deve diminuir e haverá queda na produtividade. Porém, a perda efetiva só poderá ser mensurada depois da colheita finalizada".

O Imea divulgou uma estimativa de produção que indica perda de 4,1% em maio, em relação ao observado em abril.

No início de maio, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) já havia revisado para baixo a previsão do milho 2ª safra no Estado. A estimativa de abril aponta uma produtividade média de 72,75 sacas por hectare (ha), 14% menos do que safra anterior, quando foram colhidas 84,6 sacas por ha. Segundo Glauber, tratava-se de uma estimativa em função da falta de chuvas em várias regiões, mas a quebra pode ser ainda maior, pois a chuva realmente não veio. A seca afetou todos os municípios do interior produtores de milho.

Há três safras, a Aprosoja desenvolve o Projeto Referência, cujo objetivo é auxiliar o produtor na organização dos custos de produção. São analisados os resultados de cada uma das 60 propriedader participantes do projeto, com indicações dos pontos fortes e fracos para estabelecer uma média visando melhorar os resultados. A Aprosoja distribui ao participante do projeto um software para que o agricultor faça a gestão de custos da sua propriedade e planeje melhor, buscando equilíbrio das contas com mais precisão. São três frentes básicas desempenhadas pelo software que calcula os custos fixos, entre eles mão-de-obra, manutenção de máquinas, entre outras variáveis. Também são calculados investimentos em custos com arrendamento, insumos, depreciação, etc.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário