Começou a colheita do milho safrinha no oeste do Paraná

Publicado em 10/06/2010 15:01
Começou a colheita do milho safrinha no oeste do Paraná. O tempo ajudou e a produtividade deve superar as expectativas.

Duas colheitadeiras de uma vez só. Uma delas é emprestada do vizinho para acelerar o serviço. Nos 60 hectares de milho, as máquinas não param nem para despejar os grãos colhidos. Tanta pressa é para escapar da geada, a vilã das plantações que no ano passado fez despencar a produtividade.

Este ano o clima parece estar mais ameno, o que deve colaborar com os agricultores e com o milho safrinha. Sol a vontade e chuva na medida certa. Se continuar assim, o Paraná deverá ter uma boa produtividade.

A Secretaria da Agricultura prevê um aumento de 22% da produção, apesar da área plantada ter sido 12% menor no oeste do estado. “Dado o volume tecnológico, o pacote de disponibilidade que existe hoje no campo, se não tivermos nenhuma condição climática diversa, principalmente uma formação de geada nos próximos dias, devemos fechar com uma média de cinco mil quilos por hectare. É uma produtividade bastante satisfatória, uma superprodutividade ou maior do que toda a história do milho segunda safra”, acredita Jovir Esser, economista da Secretaria de Agricultura – PR.

Ailton Gaffuri desce da colheitadeira contente com a safrinha, quase um safrão. Só um detalhe por estragar a festa: o preço, que hoje está em R$ 15 a saca. “Agora tem que colher para vender logo de uma vez, para não esperar o preço baixar”, diz o agricultor.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário