Milho: Leilão não beneficia produtor, diz coordenador do Centro Grãos/Famato

Publicado em 17/06/2010 17:55

O volume de 911 mil toneladas de milho comercializado nesta quinta-feira (17) por meio dos leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e de Pepro, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), não traz benefícios diretos ao produtor rural matogrossense, é o que informa o coordenador do Centro de Comercialização de Grãos (CentroGrãos) da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), João Birkhan.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Os leilões estão atendendo efetivamente as tradings, que segundo Birkhan, já haviam comprado o milho por meio das trocas. “Nas regiões 1(Sinop) e 2 (Sorriso e Lucas do Rio Verde) o interesse inicial foi bem superior ao volume ofertado. O produtor infelizmente não participa diretamente do leilão”, afirmou.

 

De 1 milhão de toneladas de milho ofertadas houveram sobras de 88,96 mil toneladas, correspondente a 8,9% do total. Em Mato Grosso, das 600 mil toneladas disponiveis, as seis regiões participantes atingiram arremates de quase 100%. As exceções ficaram com as regiões 4 (78%) e 6 (96,4%).   

 

O fator negativo segundo Birkhan, é que, com os prêmios líquidos o preço não atingirá nem R$ 11,00 a saca, que está longe do preço mínimo, o que torna impraticável a realização de novos negócios de venda do produtor. 

 

O arremate de PEP abrange 12 lotes com origem no Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Paraná.

 

 

Sistema de Informações de Mercado

 

É possível ver ao vivo os lances de cada leilão pelo SIM - Sistema de Informações de Mercado do CentroGrãos. De acordo com o coordenador, a nova ferramenta on-line faz a conta do valor dos prêmios e do preço-referência para cada região.

 

 

 

Tags:

Fonte: Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha em alta na CBOT nesta 4ªfeira beneficiado por compras técnicas
Milho passa a operar em alta na tarde desta quarta-feira (01) na CBOT
Milho abre quarta-feira (01) com ampliação das perdas na Bolsa de Chicago
Radar Investimentos: A comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente
Preço do milho na B3 fecha mês de abril com queda de até 3,65%