Começa colheita do milho em MS

Publicado em 14/07/2010 12:09
Em algumas áreas da Grande Dourados onde o milho da 2ª safra foi plantado mais precocemente, a colheita já começou.
A previsão da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran) é que até o final desta semana maioria das áreas já comece a receber as máquinas para colher a produção com maior intensidade. Nesta safra foram plantados em Dourados 60 mil hectares, uma queda de 40% em relação a safra passada. As perdas provocadas pela seca e geadas em 2009, foram uma das causas da redução da área plantada. Nesta safra a estimativa com base na área de 60 mil hectares é obter uma produtividade de 4.050 quilos por hectares e uma produção de 243 mil toneladas em Dourados.

No entanto, essa produtividade pode ser menor, já que os produtores que plantaram mais tardiamente, em função da estiagem que já dura pouco mais de um mês, já estão amargando perdas que, em alguns casos, chegam a 50% da área plantada. De acordo com Bruno Tomazini, presidente da Aeagran, a estiagem atingiu em cheio o milho que está em pleno desenvolvimento do grão. Já os produtores que plantaram mais cedo, já estão com as lavouras preparadas para começar a colher.

Estimativa

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima que a safra 2010/11 deva atingir 8,9 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul, aumento de 26% em relação à safra passada. Um dos destaques, segundo a companhia, será o milho safrinha. A produtividade do milho safrinha deste ano deve ser 69% maior que a de 2009 fazendo com que a produção atinja 2,73 milhões de toneladas. A produção por hectare nesta safrinha deve atingir 3.600 quilos contra 2.120 do ano passado. Além disso, ao contrário de Dourados, a área plantada aumentou 10,9%. De 760,7 mil hectares subiu para 853,8 mil hectares em todo MS.

Brasil

Conforme o IBGE, a safra de grãos no Brasil chega a 145,9 milhões de toneladas, ficando 8,9% maior do que a de 2009, que foi de 134 milhões de toneladas. A produção, no entanto, ficará pelo menos 36 toneladas abaixo da safra recorde de 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Dourados Agora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário