Milho: Leilão de PEP do próximo dia 12 será o último neste ano

Publicado em 05/08/2010 19:30
O próximo leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para milho, na 
quinta-feira (12), terá um volume de 1,23 milhão de toneladas e será o último da série iniciada em 27 de maio. A informação foi confirmada pelo coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Segundo Farnese, com esta oferta, o governo cumpre o objetivo de apoiar a comercialização de 12 milhões de toneladas do grão. "O resultado das operações está sendo satisfatório e já começamos a perceber uma melhora nos preços", afirmou.
Na próxima operação, Mato Grosso continuará a ter o maior volume: 800 mil toneladas. Goiás terá 140 mil t, e o Paraná ofertará 120 mil t. Em Mato Grosso do Sul o volume será de 80 mil t, em Minas Gerais a oferta será de 60 mil t e, em Rondônia, permanecerá o volume de 30 mil t. Depois do último leilão, o governo irá avaliar as operações e verificar como o mercado vai se comportar. "À medida que o milho for escoado, o preço vai reagir ainda mais", acredita Farnese. 
PEPRO TAMBÉM PARA O MT

Os produtores de Mato Grosso e Goiás também serão contemplados com um leilão de 
Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), com volumes de 250 mil e 50 mil toneladas, 
respectivamente. O pregão deverá acontecer no dia 19 de agosto. De acordo com Farnese, os prêmios e a divisão de regiões serão mantidos. "Vamos realizar o leilão de Pepro para os produtores que têm condições de ofertar grandes volumes de uma única vez", disse.
Na próxima quinta-feira (12), também haverá leilão de Pepro para o Nordeste, continuando as operações que iniciaram em oito de junho. As ofertas serão a cada 15 dias, mas segundo Farnese, não há uma definição de quantos leilões ainda serão realizados. As mudanças previstas são o aumento do volume para Piauí, para 25 mil t ante 15 mil t, e prazo para comprovar a operação de 45 dias, atendendo à reivindicação do setor produtivo daquela região.
O mercado recebeu com entusiasmo a notícia de mais um leilão de PEP e de um Pepro para o Centro-Oeste. Um corretor do Paraná disse que isso será "ótimo", porque ainda há muitos interessados nas operações. Em Santa Catarina, o corretor Amarildo Baldissera da Águia Corretora, afirmou que, com o preço mais remunerador no porto e o prêmio ofertado, a exportação está favorecida. 
Os editais para os leilões foram divulgados há pouco no site da Companhia Nacional de 
Abastecimento (Conab). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário