Comercialização da safra 2009/10 de milho ultrapassa 79%

Publicado em 19/08/2010 16:50
A comercialização do milho safrinha em Mato Grosso atingiu 79,3% da produção. De acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, já foram colhidos 8,207 milhões de toneladas. O ritmo da comercialização ficou 45 pontos percentuais acima do registrado em agosto do ano passado, quando as vendas haviam atingido 34,3% da 
produção estimada pelo Imea.
 
Até a semana passada a colheita do milho safrinha havia atingido 99,4% da área plantada no Estado, estimada em 2,002 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado, correspondia a 91,4% da área planada. A colheita neste ano encerrou com três semanas de antecedência, em função do plantio concentrado até a primeira quinzena de março, sem se estender até abril como no ano passado.
 
Analistas afirmam que o bom desempenho das vendas neste ano se deve à antecipação das medidas de apoio à comercialização por parte do governo federal, por meio de leilões de prêmios que visam subvencionar o escoamento da safra, compensando o alto custo do frete para transporte do cereal das regiões produtoras até os portos e centros de consumo.
 
Neste ano, o governo subvencionou a comercialização de 7,052 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso, incluindo o leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) realizado hoje, que vai apoiar o transporte de mais 234.328 toneladas. O volume que será escoado, principalmente para a exportação, corresponde a 85,9% da produção de milho safrinha de Mato Grosso estimada pelo Imea.
 
Segundo o Imea, graças ao apoio oficial à comercialização, que enxugou parte do excedente do mercado, os preços do milho neste mês subiram 10% em Mato Grosso e foram cotados, na média, a R$ 8,51/saca, com baixo volume de negócios reportados, uma vez que as tradings dão prioridade ao escoamento do cereal adquirido nos leilões. Os preços seguem de acordo com a paridade em relação ao valor de exportação, sobre o qual é descontado o frete. Mesmo com os leilões, a situação continua complicada para os produtores. Os preços atuais ainda são os menores dos dois últimos anos.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário