Pelo 2º ano, Paraná terá área de milho inferior a 1 mi de hectares no verão

Publicado em 10/09/2010 08:52
O Paraná está trocando de rota na produção de milho. Pelo segundo ano consecutivo, os produtores do Estado deverão semear menos de 1 milhão de hectares nesta safra de verão.

A área a ser semeada será de 794 mil hectares, mostra a consultoria Céleres. Já a AgRural prevê espaço ainda menor: 760 mil hectares. O Estado já chegou a plantar 2,7 milhões de hectares na década de 1980.

Enquanto reduz a área de verão, os paranaenses aumentam a de inverno, que deverá atingir 1,5 milhão de hectares no período 2010/11, segundo a Céleres. Se confirmada, essa área superará em 9,4% a de 2009/10.

Com a opção de plantar milho no inverno, os paranaenses optam pela soja no verão. "Soja é dinheiro na mão", diz Margorete Demarchi, engenheira-agrônoma do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná.

O milho, embora tenha mudado um pouco o cenário, "continua sendo o primo pobre. É um mercado travado, destinado ao consumo interno e de difícil liquidez".

O Paraná vai continuar sendo líder na produção de milho, na soma das duas safras, mas os produtores terão de buscar produtividade cada vez maior, diz a engenheira-agrônoma do Deral.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário