Alta no preço do milho preocupa produtores de frangos e suínos

Publicado em 24/09/2010 09:29
648 exibições
Produtores de frango e suínos sofrem o impacto do aumento do preço do milho. Como o grão é o principal ingrediente da alimentação dos animais, o custo para produzir ficou maior. A indústria de ração calcula que esse aumento está em 20%. Porém, os produtores afirmam que a alta é ainda maior. Especialistas acreditam que a venda destes tipos de carne podem diminuir caso os preços continuem aumentando.

A saca do milho que antes custava cerca de R$ 18 hoje está saindo por R$ 26 em média. Segundo a indústria de ração, esse aumento já impactou em cerca de 20% o preço da alimentação animal.
Só neste ano 40 milhões de toneladas de ração já foram consumidas no Brasil. Deste total, 26 milhões foram de milho. Cerca de 60% da ração consumida por suínos, por exemplo, é composta por milho. Com a alta no preço do grão, o produtor está gastando cerca de 40% a mais com a alimentação dos animais se comparado há 50 dias.

Com o suinocultor Pedro Afonso Tosello não é diferente. Segundo ele, 75% do preço do animal é a ração. A tendência é que o valor pago pela carne suína também continue subindo.
No frango, a situação é semelhante, diz o presidente da União Brasileira de Avicultura, Francisco Turra.

- O produtor pagou uma conta elevada - sintetiza Turra.
Tags:
Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário