Milho: Conab inica vendas através de Programa de Balcão em 1º de outubro

Publicado em 28/09/2010 09:44
Confirmando informações antecipadas nas últimas semanas pela Agência SAFRAS, a Superintendência Federal da Companhia Nacional de Abastecimento no Rio Grande do Sul (Conab/RS), anunciou que iniciará no dia 1o de outubro a venda de milho através do Programa de Balcão, ao preço de R$ 21,00 por saca. A confirmação partiu do diretor de Política Agrícola e Informação do Ministério da Agricultura, Silvio Porto.
   
A Conab/RS esclarece que a venda é destinada aos pequenos e médios produtores dos segmentos de aves, suínos, bovinocultura de corte e leite e demais animais de pequeno porte cadastrados no programa a partir de junho de 2008 e com quantitativo de consumo mensal limitado a 27 toneladas (27 mil quilos).
   
O produto estará disponível nas praças de Cruz Alta, Dr. Maurício Cardoso, Erechim, Estrela, Garibaldi, Ibirubá, Marau e Passo Fundo. Os interessados poderão buscar maiores informações junto às suas entidades de classe ou diretamente na Conab.
   
Ernesto Irgang, da Gerência de Desenvolvimento e Suporte Estratégico da Conab/RS, destaca que o Estado dispõe de 83 mil toneladas de milho em estoque, volume que deverá ser suficiente para atender a demanda do setor através do Programa Balcão até o final do ano ou começo de janeiro, quando está prevista a entrada da safra nova 2010/11.
   
A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) considerou a medida positiva, mas fez a ressalva de que ela contempla apenas uma parcela da avicultura. "A medida atende os produtores de ovos e produtores de pequeno e médio porte que possuem condições logísticas e capital disponível. A integração, as agroindústrias e as empresas de material genético (granjas e incubatórios) ficaram de fora, seguindo como reféns de um mercado em ritmo constante de especulação", avalia o secretário executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.
 
De acordo com Santos, a decisão da Conab de estabelecer um preço de R$ 21,00 por saca é positiva, pois reflete a tendência do preço do grão para o início de outubro, sendo uma realidade de comercialização.
   
Com relação ao pedido feito pela Asgav para a realização de leilão de milho voltado ao Rio Grande do Sul, envolvendo um volume de 800 mil toneladas, Santos informa que a Secretaria de Política Agrícola ainda não se manifestou. "Estamos em situação delicada, o cenário é preocupante e falta uma visão e iniciativa por parte do governo para que tenhamos leilões direcionados ao RS", desabafa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário