Milho: Chegada da chuva é comemorada por produtores do Paraná

Publicado em 29/09/2010 08:31
No Paraná, a chuva do fim de semana, apesar de ter provocado alguns prejuízos, foi bastante comemorada pelos agricultores. No centro-sul do Estado, o plantio da safra de milho está em ritmo acelerado.

Sementes na terra. Era tudo o que os agricultores mais queriam ver. Choveu neste fim-de-semana na região dos Campos Gerais, no centro-sul do Paraná, condição ideal para o plantio de milho. Os últimos dois meses foram muito secos e os produtores não arriscavam colocar as máquinas no campo. Agora, a situação mudou e é hora de recuperar o tempo perdido.

“Graças a Deus agora choveu, tem uma umidade boa para iniciar o plantio, segura, então vamos iniciar agora, com um pouco de atraso, mas vai dar para plantar ainda”, diz o agricultor
Fabiano Wiesinieski.

Com medo da estiagem e dos prejuízos, Edgar reduziu de 20 para dez hectares a área de milho. Mesmo assim, o trabalho tem sido puxado e vai até a noite. “Trocando de turno com os funcionários para recuperar esse tempo que ficou para trás, principalmente quem tem uma máquina só para plantar tudo. Então, acumulou um pouquinho agora. Temos mais previsão de chuva pela frente, então tem que aproveitar a condição ideal para plantio”, afirma o agricultor Edgar Schebeski.

Apesar de o plantio de milho ainda estar dentro do prazo estabelecido pelo calendário agrícola, que vai até o dia 15 de outubro, o trabalho no campo está atrasado. Nesse mesmo período do ano passado, 40% das propriedades estavam com as sementes germinando. Esse ano, apenas 2% foram plantados até agora.

Ano passado, o Paraná plantou 900 mil hectares, e, este ano, a previsão é que não passe de 762 mil, uma redução de 15%.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)