Milho: Plantio atinge 37% no Paraná e novas chuvas são esperadas

Publicado em 07/10/2010 07:22
A chuva que voltou a beneficiar as regiões produtoras de milho do Paraná desde o último final de semana deu forte impulso ao plantio. Conforme o Departamento de Economia Rural-Deral, a área plantada com milho primeira safra alcança 37%, desempenho bem superior ao da semana anterior (14%), quando a falta de chuva era geral. Apesar da evolução, o plantio de milho no Paraná está atrasado na comparação com o ano anterior, quando o Deral contabilizava 50% plantados em igual período. Os números do Deral saíram de campo na segunda-feira (04) e mostram que das lavouras semeadas cerca de 2% estão em condições ruins de desenvolvimento, 12% em condições médias e 86% boas. Do total semeado, 63% das lavouras estão em germinação e 37% em desenvolvimento vegetativo. Estimativas do Deral para a safra de milho de verão do Paraná indicam redução de 16% de área, com o estado recuando de 902 mil hectares da safra passada para 762 mil hectares.

A produção, por sua vez, deve cair em torno de 19%, para 5,5 milhões de toneladas. No ano passado, o estado colheu 6,8 milhões de toneladas com a safra de verão. Previsões do Simepar (PR) mostram que o tempo volta a ficar instável nas regiões mais a oeste do Paraná, nessa quarta-feira. Áreas de instabilidade, que se desenvolvem sobre o Paraguai e o norte da Argentina, avançam no decorrer do dia em direção ao estado. Por isso, o tempo muda a partir dos setores oeste e sudoeste. As chuvas mais expressivas são esperadas entre a tarde e a noite. Amanhã (quinta-feira), o tempo segue instável entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, com instabilidades avançando rapidamente sobre o estado do Paraná. Há condições para o registro de temporais isolados, ao longo do dia. Na sexta-feira cessam as chuvas e o tempo fica mais estável no Paraná, mas o frio retorna no fim de semana, prevê o Simepar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário