Publicado zoneamento agrícola para girassol e milho consorciado

Publicado em 29/11/2010 07:19
Zoneamento indica municípios dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
As áreas mais apropriadas para o plantio de girassol na safra 2010/2011 foram indicadas pelo Ministério da Agricultura. O zoneamento agrícola indica municípios dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, nas Portarias nº 427 a 433 (ao lado), publicadas no Diário Oficial da União desta sexta, dia 26 de novembro. O estudo aponta as áreas que apresentam condições climáticas e solo mais apropriados para a cultura.

O girassol (Helianthus annus L.) se adapta a diversos ambientes, podendo ser cultivado em climas temperados subtropicais. A planta tolera baixas temperaturas (5 a 8 ºC) durante a germinação e em estágios iniciais de desenvolvimento. As fases mais sensíveis à escassez de água são entre a formação da inflorescência e o florescimento.

Para calcular o índice ideal de chuvas de cada região, o estudo levou em conta dados de precipitação pluviométrica de aproximadamente 15 anos. Foram considerados municípios aptos os que apresentaram Índice de Satisfação de Necessidade de Água maior ou igual a 0,55, com frequência de 80% nos anos avaliados, em pelo menos 20% de seu território. Para essas mesmas condições, a temperatura média do ar necessária é superior a 19ºC.

O Ministério da Agricultura também publicou o zoneamento agrícola para a produção de milho consorciado com braquiária nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Esse tipo de produção é realizada nesses estados principalmente na safrinha (2ª safra), proporcionando formação de palhada, essencial para o sistema de plantio direto. No período de entressafras, a braquiária pode ser utilizada como pasto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário