Aprovado zoneamento de milho com braquiária em MS

Publicado em 29/11/2010 08:06
Mais de 40 municípios sul-mato-grossenses tiveram o zoneamento agrícola para a cultura de milho consorciado com braquiária aprovada pela Coordenadoria Geral de Zoneamento Agropecuário do governo Federal. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União e é válida para o ano-safra 2010/2011.

Conforme anexo da portaria federal, o cultivo consorciado do milho com a braquiária é utilizado no Estado predominantemente na safrinha (segunda safra), proporcionando formação de palhada - essencial para o sistema de plantio direto. Assim, a braquiária pode ser utilizada como pasto no período de entressafras. No consórcio de duas gramíneas, como é o caso do milho e braquiária, há uma competição por luz e água entre as culturas, o que pode afetar a produtividade do milho.

No consórcio do milho com braquiária, quando bem conduzido, a perda de produtividade do milho normalmente é inferior a 10% em relação ao cultivo solteiro. Para que ocorra um mínimo de competição entre as culturas é fundamental proporcionar condições para que o milho se desenvolva e ocupe o terreno antes de a braquiária se estabelecer plenamente.

Os efeitos da reciclagem de nutrientes, acúmulo de palha na superfície, melhoria da parte física do solo pela ação conjunta dos sistemas radiculares e pela incorporação e acúmulo de matéria orgânica são benéficos para os plantios subsequentes, em especial para os de soja, contribuindo para o aumento de produtividade.

O principal objetivo do zoneamento agrícola é de identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura para o cultivo do milho como segunda safra em condições de baixo risco climático. A identificação foi realizada a partir de análises térmicas e hídricas.

Considerou-se apto para o cultivo do milho consorciado com braquiária, o município que apresentou no mínimo 20% de sua área, condições climáticas dentro dos critérios considerados em 80% dos anos avaliados.

As listas com a relação dos municípios sul-mato-grossenses aptos para o cultivo está disponível na página 18 do Diário da União, que pode ser acessado através do endereço www.dou.gov.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário