Milho: estoque melhora abastecimento

Publicado em 01/12/2010 06:35 e atualizado em 01/12/2010 09:27
Leilão da Conab eleva oferta no Rio Grande do Sul, onde consumo do cereal supera produção em 1,4 milhão de t.
Avicultores gaúchos estão satisfeitos com a resposta do Ministério da Agricultura, que está ofertando estoques da Coanb (Companhia Nacional do Abastecimento) por meio do leilão de venda do produto e do aumento do limite para a venda de balcão - de 27 mil para 40 mil toneladas. O diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, disse que o governo demorou a intervir no mercado, mas agora os consumidores do Sul podem se abastecer com tranquilidade.

No início de agosto, avicultores e suinocultores do Rio Grande do Sul pediram ao ministério que ofertasse estoques públicos já que a oferta no mercado era restrita e os preços, elevados. No Rio Grande do Sul, o consumo de milho supera o volume produzido em cerca de 1,4 milhão de toneladas, segundo dados do ministério. Como o Estado só produz uma safra, colhida no início do ano, no segundo semestre o grão é comprado, principalmente, do Paraná.

A primeira venda de estoques da Conab ocorreu dia 18 deste mês e a segunda, na semana passada. Os gaúchos demonstraram grande interesse pelo milho ofertado no Estado: aquisição de 73,9% do grão na primeira oferta e de 76,8% do cereal na operação seguinte. Mas houve compras também de produto ofertado em outras regiões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Não é a primeira vez que eu escrevo aqui de que para a maioria dos jonalistas, númeross são sempre uma "Má Temática" - É bater o olho em uma noticia envolvendo "digitos", pode apostar que tem alguma incoerencia como neste caso trocaram kg por t. E tem mais um agravante, é uma noticia requentada pois a decisão é da semana passada, a Conab decidiu que as "vendas no balcão" estavam fixadas em 40.000 kg ou seja 40 t - pode procurar aqui mesmo no site, eu até postei um comentario perguntando por que o referido número não era um multiplo de peso máximo dos caminhões na balança da estrada... visando colaborar na conservação das mesmas.

    0