Produtores gaúchos que apostaram no milho terão bom retorno

Publicado em 21/12/2010 12:43 387 exibições
Mesmo com as intempéries climáticas, as lavouras apontam para uma produção próspera e rentável.
A área plantada de milho no Rio Grande do Sul deve superar 1,1 milhão de hectares e a colheita pode chegar a 4,6 milhões de toneladas. O que parecia uma aposta arriscada, em função das perspectivas climáticas com a influência do fenômeno La Niña, se mostra agora um bom negócio graças às chuvas.
 
O produtor Lisandro Webber não se assustou com os baixos preços do milho na época do plantio. Para garantir os benefícios da rotação de culturas, manteve a mesma área plantada com o grão no ano passado.
 
– Fizemos o contrário de muitos produtores da região, mantendo a área de plantio do ano passado, em função da rotação de culturas. Fomos persistentes mesmo sabendo que o risco seria maior nesse ano – disse Webber.
 
Mesmo com o registro de preço baixo para o cereal, R$ 15 por saca na época do plantio, o produtor rural não está arrependido de ter mantido a área. As chuvas de novembro e início de dezembro deixaram a plantação em boas condições e mudaram a perspectiva.
 
Para o assistente técnico de milho da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto, o comportamento das chuvas surpreendeu.

– Na realidade, é uma surpresa positiva em vista das perspectivas que nós tínhamos no início da safra, de prejuízo com o La Nina. Mas acredito que está bem melhor, as chuvas que tem acontecido no momento adequado – afirma o técnico.
 
A área plantada com milho no Estado já chega a 84%, o percentual restante fica todo na metade sul. Isso significa que na parte norte do Estado, a mais produtiva, do total plantado quase a metade já atingiu a fase de florescimento e enchimento de grãos - decisivas para conhecer o potencial de rendimento da lavoura.

Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Não é "mediocre" este desempenho da produtividade média do milho no RS, de 70 sc/ha na safra? Para dar o "bom retorno" da manchete, qual é o segredo? (Gastar pouco... ou vender bem caro)

    0