Milho supreende na reta final e embarques superam 8 milhões de toneladas

Publicado em 28/12/2010 07:41

Os embarques de milho, que estavam atrasados até setembro, superam a estimativa atual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para 2010, de 8 milhões de toneladas. Esse volume foi considerado como um patamar mínimo para regulação do mercado interno, após dois anos de oferta excessiva e preços abaixo dos custos de produção. Após intensa intervenção do governo federal, com socorro direcionado principalmente aos produtores de Mato Grosso, o mercado volta a se regular.

Conforme a Secretaria de Comércio Exterio (Secex), os embarques brasileiros atingiram 8,87 milhões de toneladas até novembro. Entre janeiro e agosto, tinham sido exportadas apenas 3,5 milhões de toneladas. A Conab chegou a reduzir sua previsão de 8,5 milhões para 8 milhões de toneladas, marca agora superada. Do total exportado, 60% estão saindo de Mato Grosso. O estado já exportou 5,3 milhões de toneladas neste ano. Os preços do produto, que caíram a R$ 6 por saca de 60 quilos, estão próximos de R$ 15 nas principais regiões produtoras do estado, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Paraná, por sua vez, exportou 1,8 milhão de toneladas, ou 20% do total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário