Milho: mais de 78 mil hectares serão colhidos no Sudoeste do PR

Publicado em 27/01/2011 14:02
Colheita inicia nos primeiros dias de fevereiro

Francisco Beltrão - Agricultores da microrregião de Francisco Beltrão inicirão a colheita dos 78.500 hectares plantados de milho nos primeiros dias de fevereiro. A colheita acontece com algumas semanas de atraso, em virtude das secas que comprometaram o plantio nos meses de agosto e setembro do ano passado. "Já deveria estar no 'pique' da colheita", disse o técnico do Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Antoninho Fontanella.

O atraso na colheita influenciará na escolha da cultura a ser plantada para a safrinha. Como o milho da safrinha tem período de maturação muito longo, agricultores da microrregião deverão optar pelo plantio do feijão da seca, que possui maturação de até 90 dias. "O milho safrinha pode atingir a época do inverno, e a colheita pode ser prejudicada pela geada", explicou o técnico.

ÁREA MENOR

A área de milho que será colhida nas próximas semanas é menor que a do ano passado. Em 2010 foram mais de 89 mil hectares. Em outros anos a marca chegava a mais de 150 mil. Segundo Fontanella a diminuição acontece por que, em contraste com a soja, a cultura do milho é menos rentável. "O mercado está mais favorável para a cultura da soja. Temos na nossa região cerca de 227 mil hectares de soja plantados. Para o agricultor é mais rentável plantar soja, uma vez que o preço da saca está em torno de R$47, enquanto que a do milho não passa dos R$21", comparou.

 

Tags:

Fonte: Aqui Sudoeste

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: A comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente
Preço do milho na B3 fecha mês de abril com queda de até 3,65%
Preço do milho começa o dia com baixa em Chicago e leve alta na B3
Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade