Aumento na produção de milho nos EUA explica alta no preço do algodão

Publicado em 24/02/2011 10:01
‘Os Estados Unidos aumentaram a produção de milho para a produção de bicombustível, reduzindo a área plantada de algodão’, explica Miriam Leitão.

Haja poliéster para substituir o algodão. O economista Fábio Silveira, especialista em commodities, explica o seguinte: depois de anos em que o preço ficou estável, o algodão subiu muito no ano passado e vai subir de novo este ano. O motivo é que os Estados Unidos aumentaram a produção de milho para a produção de bicombustível, reduzindo a área plantada de algodão e também o estoque. Portanto, aumentou o preço e está com cotação alta no mercado.

Inflação no Brasil
Já o acarajé há uma boa notícia: segundo dados da inflação, o feijão começou a ceder. Mas a inflação continua subindo no Brasil. Na quarta-feira (22), foi divulgado o IPCA-15. Esse índice mostra que, no segundo semestre, provavelmente a inflação vai subir além do teto da meta, que é 6,5%, chegando a 6,8% ou 7%. Isso é muito preocupante.

O problema é que, quando sai da meta, o Banco Central tem de subir os juros, porque ele precisa seguir a meta. Se estoura a meta, o BC tem de cumprir a ordem de elevar a taxa de juros.

Tags:

Fonte: Jornal Floripa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)