Lavouras de milho continuam apresentando boas condições vegetativas

Publicado em 01/03/2011 07:54
 Pouca coisa mudou do boletim anterior da Somar Meteorologia, onde as lavouras de milho continuam apresentando boas condições vegetativas, não sendo observada nenhuma grande anomalia que possa comprometer o bom rendimento das lavouras. Apenas as condições nas regiões do triângulo e noroeste de Minas Gerais e região central da Bahia, onde as lavouras estavam sofrendo com o longo período de estiagem, choveu nessa última semana, o que trouxe um certo alivio aos produtores, uma vez que houve elevação da umidade do solo, até porque as
perdas na produtividade já atingiam valores entre 15 e 20%. Mas essas perdas não serão revertidas, pois as fases que se encontram as plantas, florescimento e enchimento de grãos, são bem suscetíveis ao déficit hídrico.

No Rio Grande do Sul, as boas condições das lavouras se mantêm, devido à ocorrência de chuvas mas, por outro lado, essas chuvas atrapalharam as atividades de campo, como a colheita, que já chega a 45%. No Paraná, as poucas chuvas ocorridas na semana passada permitiram que os produtores conseguissem ir a campo e realizar as primeiras colheitas, além dos tratos culturais tão essenciais à planta. Para essa semana são esperadas chuvas em boa parte das áreas produtoras de milho do Brasil, com volumes bastante expressivos sobre as áreas produtoras dos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Ceará, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul não estão previstas chuvas para essa semana, bem como no Paraná e em Santa Catarina, o que possibilitará o avanço da colheita.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)