Excesso de chuva compromete lavouras de milho safrinha em GO

Publicado em 13/04/2011 08:03
Em Jataí, Goiás, muitas plantações estão debaixo d´água. Produtores calculam os prejuízos causados pela chuva.
Em Goiás, o excesso de chuva está comprometendo as lavouras de milho safrinha. Em Jataí, muitas plantações estão debaixo d´água.

De acordo com o IBGE, a área de milho safrinha em Jataí este ano é de 140 mil hectares, quase 30% maior que a cultivada em 2010. A previsão era colher cerca de 840 mil toneladas do grão, mas o excesso de água deve comprometer a produtividade.

O agricultor Paulo Cruz acompanha surpreso a quantidade de chuva que caiu na fazenda nos últimos meses.

Em uma área onde a lavoura de milho ainda está no início do ciclo, tudo se transformou em lagoa. As plantas estão literalmente dentro d´agua.

Com o terreno saturado a planta não se desenvolve. As folhas ficam amareladas e logo secam. Mesmo nas regiões mais altas, a lavoura sente os efeitos do solo encharcado.

Os agricultores observaram que esse ano as chuvas estão concentradas em algumas regiões do município. Em uma fazenda, a área de milho alagada chega a 150 hectares. Para o produtor, um investimento de quase R$ 200 mil destruído pela chuva.

Antônio Gazarini investiu em mais tecnologia e aumentou um pouco a área de milho safrinha este ano, apostando em boa produtividade. São quase seis mil hectares de lavoura, mas o agricultor já contabiliza 15 mil sacas a menos por conta do excesso de chuva. “O solo não consegue absorver tanta água e começa a formar os alagamentos. São pontos isolados, a lavoura de milho está morrendo e não vai produzir. Infelizmente a gente já tinha feito todos os tratos culturais”, disse o agricultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário