Milho: Colheita deve terminar ainda este mês no PR, MS e GO

Publicado em 19/04/2011 07:41
O milho verão está se beneficiando com o tempo firme na região central do Brasil, já que a colheita estava paralisada por causa das chuvas das semanas anteriores. Assim, os produtores voltaram a campo e o que tudo indica a colheita do cereal deverá terminar ainda esse mês nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em São Paulo e Minas Gerais, a colheita deverá estar totalmente concluída na primeira quinzena de maio. Os índices de produtividade do milho estão muito bons, com valores, em muitas localidades, acima da média, o que sinaliza uma excelente safra para esse ano, apesar da redução da área plantada. Agora, em relação ao milho safrinha esse está sendo bastante beneficiado pelas ótimas condições climáticas que vêm ocorrendo em todas as principais regiões produtoras. Somente em Goiás e região centro-norte do Mato Grosso há relatos de perdas devido ao excesso de umidade, provocado pelas fortes e constantes chuvas ocorridas no final de março e inicio de abril.

Em algumas propriedades os prejuízos já superam os 35%. Contudo, ainda é muito cedo para se falar em perdas significativas sobre a safra de milho safrinha, uma vez que a cultura está em fase de desenvolvimento. Podendo, em algumas dessas localidades se recuperarem. Para os próximos dias, ou seja, para o longo dessa semana, o tempo não muda muito; continua a chover bastante sobre os estados d o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. E também sobre os estados da região Norte e norte da região do Nordeste, em especial sobre os estados do Maranhão e norte do Piauí. E esse tempo fechado impedirá a realização da colheita do milho, atrasando ainda mais o seu término, e podendo trazer prejuízos aos produtores e até reduções nos potenciais produtivos das plantas. Já na região central do Brasil, o tempo permanecerá firme e ensolarado, dando plenas condições à colheita; e mesmo sem a ocorrência de chuvas as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento do milho safrinha. As informações partem do boletim semanal da Somar Meteorologia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário