Agricultores de Jataí, GO, comemoram produtividade do milho

Publicado em 03/05/2011 08:27 570 exibições
O clima ajudou, região registra bons índices de chuva e sol alternados. Os preços também estão compensando ao produtor.
O município de Jataí plantou no final do ano passado, na safra de verão, 12 mil hectares de milho, 20% a mais que em 2009. Os agricultores investiram na cultura, apostando no mercado e no clima da região.

“O La Niña para nós é excelente, porque a chuva vem em quantidade suficiente e vem também o sol. Temos sol e chuva alternados e isso tanto para a cultura da soja quanto para a do milho é excelente”, explica o agrônomo Jair Barrachi.

Na safra de verão, Goiás responde por quase 8% da produção nacional de milho. Mais de 60% das plantações da safra de verão em Jataí já foram colhidas.

De acordo com levantamentos preliminares do IBGE, a produtividade das lavouras chega a 180 sacas por hectare.

O mercado do milho nesta safra de verão também está favorável para o agricultor. Toda a produção foi comercializada antes mesmo da colheita.

“O cenário está muito bom. A gente sempre pega como parâmetro o ano anterior e estamos muito superior no preço. O mercado está comprando bem, não temos aqueles altos e baixos, então tanto para o milho verão, que já está todo comercializado, quanto para o milho safrinha, que já vai entrar, esperamos por preços estáveis”, diz Barrachi.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário