Baixas temperaturas prejudicam milho safrinha e trigo no Paraná

Publicado em 04/07/2011 16:08
Temperatura em Cascavel e Palotina chegou a 1ºC nesta segunda, dia 4.
As temperaturas baixas registradas nos últimos dias estão prejudicando a produção de milho safrinha e trigo no Paraná. Em regiões como Cascavel e Palotina, que são grandes produtoras de milho, a temperatura nesta segunda, dia 4, chegou a 1ºC. O engenheiro agrônomo da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, afirma que o agravante não é somente a geada, mas a chuva que persistiu por toda a semana passada.

– Alguns produtores de milho, durante a semana passada, informaram que tiveram perdas na casa dos 40%. Analisando os dados, podemos prever que no Paraná e no Mato Grosso do Sul a perda do milho safrinha será de até 60% – informa.

Para a cultura do trigo foi prevista uma perda menor no Paraná. Cerca de 32% das lavouras estão em fase de florescimento. Para o engenheiro, a qualidade do trigo será a maior afetada.

– O problema maior não é a geada e sim as chuvas. Isso ira afetar não só a produtividade, como a qualidade do trigo. Provavelmente nas lavouras onde havia o florescimento o trigo será de baixa qualidade – explica.

No Rio Grande do Sul, o trigo não foi afetado. Porém, os fatores climáticos, como geadas e secas, prejudicaram as pastagens, tanto as nativas quanto as de inverno.

Café

Metereologistas informam que durante esta semana não há previsão de geada em Minas Gerais, porém há precipitação de chuva, o que pode prejudicar os produtores que já colheram o café e estão aguardando a secagem do grão.

Santos afirma que a qualidade do café de Minas Gerais está boa, o frio, que ocorreu durante a semana passada, não afetou a produção. As perdas foram insignificantes e ocorreram em áreas de baixada.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho começa o dia com baixa em Chicago e leve alta na B3
Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade
Milho começa semana com leves altas na B3 e estável na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23