Milho: Safrinha atinge 8,4% da área colhida contra 13,4% em 2010

Publicado em 05/07/2011 13:59 302 exibições
Conforme dados de Safras & Mercado, a safrinha no Brasil atinge 8,4% colhida no Brasil até o dia 1o de julho, em uma área de 5.352 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado, a colheita da safrinha atingia 13,4% em 4.849 milhões de hectares. O estado mais adiantado nos trabalhos é Mato Grosso, com 18% colhido em 2.053 milhões de hectares. Goiás vêm em segundo lugar, com 8% em 692 mil hectares. Já em São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Paraná, a colheita alcança 1% da área.

O mercado brasileiro se surpreendeu com a intensidade das geadas registradas em algumas regiões de safrinha. Havia a previsão de geadas para uma parte do extremo oeste do Paraná. Contudo, as geadas chegaram de uma forma muito mais intensa que a prevista e trazendo perdas efetivas de produção. "As chuvas posteriores às ocorrências agravam sensivelmente as condições desta safrinha e, além da quebra de volume, a certeza é de que o Brasil terá uma boa parte da produção deste ano com qualidade bastante baixa", avalia o analista sênior de SAFRAS & Mercado, Paulo Molinari.

A safrinha 2011 brasileira vinha sendo prevista por SAFRAS em 22,3 milhões de toneladas, a partir de área recorde de 5,3 milhões de hectares e já computadas as potenciais perdas pela estiagem de maio registrada em boa parte dos estados produtores. "Passamos a trabalhar agora com uma safrinha de 20/20,5 milhões de toneladas, aguardando novos levantamentos em julho", finaliza Molinari.

Tags:
Fonte:
Agência Safras

0 comentário