Milho: produção de Minas Gerais vai aumentar 4,7% Safra total de grãos cresce 2,2% no Estado

Publicado em 06/07/2011 14:46

Minas Gerais deve produzir 10,4 milhões de toneladas de grãos em 2011. O volume é 2,2% superior ao registrado na safra anterior, segundo o décimo levantamento de safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Um dos produtos mineiros com projeção positiva é o milho, que deve alcançar 6,4 milhões de toneladas, volume 4,7% superior ao registrado na safra passada. De acordo com a assessora técnica da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, Márcia Aparecida de Paiva Silva, o Estado tem uma participação de 11,15% na safra brasileira de milho. “O bom desempenho do produto no mercado internacional, nos últimos meses, é o principal motivo do interesse dos agricultores em expandir a produção”, observa a assessora.

 

Ela ainda diz que o aumento da produção pode ser atribuído também à expressiva migração de produtores de soja para o setor de milho diante do aumento da demanda pelo grão e do preço médio alcançado pelo produto no exterior.

 

Segundo a assessora da Secretaria, o maior volume de produção do grão no Estado está concentrado nas áreas onde as lavouras mais se beneficiam da tecnologia. São elas as regiões do Alto Paranaíba, Sul, Triângulo e Noroeste, que respondem,  respectivamente,  por 24,1%, 20,6%, 15,4% e 15,2% da produção mineira de milho.

 

Algodão e sorgo

O levantamento da Conab aponta também, para Minas  Gerais, um expresso crescimento da produção de algodão em caroço. Neste caso, a estimativa é de uma safra da ordem de 71,2 mil toneladas, volume 110,0% superior ao da última safra. Já o algodão em pluma deve alcançar 45,9 mil toneladas, equivalentes a um aumento de 109,6%.

 

De acordo com os dados da Conab, a previsão para o sorgo em Minas Gerais também é positiva. A safra estimada é de 356 mil toneladas, volume 16,8% superior ao do ano passado. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura Minas Gerais

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário