2011 ainda pode terminar com segundo maior estoque final de milho da história

Publicado em 07/07/2011 09:07 e atualizado em 07/07/2011 13:33
O décimo levantamento da safra 2010/2011, divulgado ontem pela Conab, apresenta indicações merecedoras de referência especial em relação ao milho. Assim, por exemplo, ainda que os eventos climáticos mais recentes devam afetar o resultado ora projetado (produção de 57,1 milhões de toneladas, 2% a mais que na safra passada), esta última projeção é bem melhor que a de seis meses atrás. Também merece destaque a perspectiva de encerrar-se 2011 com o segundo maior estoque final da história. Explicando por partes:

Comparada com a previsão de janeiro, a primeira de 2011, a previsão de julho corrente indica para este exercício estoque inicial e importações menores. Mesmo assim, o suprimento total do produto tende a ser 4,3% superior ao inicialmente previsto - graças, claro, a um aumento proporcionalmente maior da produção.

Em decorrência, ainda que esteja prevendo agora um consumo interno também maior, a Conab deixa clara a possibilidade de fechar-se o ano com um estoque final quase um terço maior que o inicialmente projetado, para o que deve concorrer uma exportação inferior àquela apontada seis meses atrás.

Repetindo o que foi dito no início, os resultados finais, em decorrência do clima, serão inferiores aos até aqui projetados. Ainda assim, o estoque final de milho do concorrente exercício pode superar os 10 milhões de toneladas e se tornar o segundo maior da história, aquém, somente, dos 11,2 milhões de toneladas de 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário