Chuva atrasa a colheita do milho na região de Dourados, em MS

Publicado em 03/08/2011 07:46
O período de colheita do milho começou há cerca de um mês, mas não avançou como os produtores esperavam. Apenas 20% da produção foram retirados do campo até agora.

O agricultor Lídio Guerra tentou avançar com a colheita, mas por causa da chuva não conseguiu continuar. Dos 560 hectares plantados com milho, apenas um foi colhido.

Além de prejudicar o planejamento da colheita, a chuva também atrapalha a comercialização do grão. Muitos agricultores negociaram parte de suas safras antecipadamente e sem poder colher, não há produto para a entrega. “Podemos pagar multa por não cumprir o prazo, que pode chegar a 3% ao mês de deságio”, conta o agricultor.

Se a chuva atrapalhou os negócios, pelo menos o grão continua com qualidade. O agrônomo Angelo Ximenes alerta para que os produtores não esperem o grão secar demais e assim que possível comecem a colher. “Os contratos já foram feitos e se o grão não for colhido logo, os preços melhores serão perdidos. É preferível até colher com um pouco mais de umidade”, explica.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3
Agrifatto enxerga mercado pesado e pressão para preços do milho no Brasil e no exterior
B3 começa a sexta-feira com futuros do milho operando no negativo
Colheita da soja se encaminha para o final em Rondônia, com cerca de 20% de quebra na produtividade, segundo pesquisador
Radar Investimentos: Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira na CBOT