Chuva atrasa a colheita do milho na região de Dourados, em MS

Publicado em 03/08/2011 07:46
O período de colheita do milho começou há cerca de um mês, mas não avançou como os produtores esperavam. Apenas 20% da produção foram retirados do campo até agora.

O agricultor Lídio Guerra tentou avançar com a colheita, mas por causa da chuva não conseguiu continuar. Dos 560 hectares plantados com milho, apenas um foi colhido.

Além de prejudicar o planejamento da colheita, a chuva também atrapalha a comercialização do grão. Muitos agricultores negociaram parte de suas safras antecipadamente e sem poder colher, não há produto para a entrega. “Podemos pagar multa por não cumprir o prazo, que pode chegar a 3% ao mês de deságio”, conta o agricultor.

Se a chuva atrapalhou os negócios, pelo menos o grão continua com qualidade. O agrônomo Angelo Ximenes alerta para que os produtores não esperem o grão secar demais e assim que possível comecem a colher. “Os contratos já foram feitos e se o grão não for colhido logo, os preços melhores serão perdidos. É preferível até colher com um pouco mais de umidade”, explica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário