RS: São Luiz Gonzaga recebe encontro estadual dos produtores de milho

Publicado em 17/08/2011 09:04
O milho voltou a ser opção interessante e rentável para os produtores gaúchos e já tem papel de destaque na agricultura do Rio Grande do Sul. Mas ainda é preciso avançar no aproveitamento das tecnologias disponíveis e do potencial hídrico das regiões central e noroeste do estado, de acordo com a Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho-RS). A entidade reúne 500 milhocultores no 4º Encontro Estadual de Produtores de Milho do RS na próxima sexta-feira (19), em São Luiz Gonzaga.

"É uma grande oportunidade que os agricultores da região têm para trocar experiências entre si, além da chance de conversar com um ex-ministro da Agricultura, consultores e governo do estado", antecipa o presidente da Apromilho-RS, Cláudio de Jesus. O encontro terá participação especial do novo presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, que apresentará as estratégias da cultura do milho, na visão entidade, para o cenário nacional e internacional.

"É preciso explorar mais a irrigação"
Para o produtor de milho e presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, como a distribuição das chuvas não é regular nas regiões mais próximas à Argentina, é importante que os agricultores aproveitem ainda mais o rico potencial hídrico local. "Estamos em uma das áreas com mais rios do estado, mas ainda utilizamos pouco essa água para irrigação de lavouras", aponta.

O engenheiro agrônomo e também milhocultor Valdinei Donatto destaca também que o evento é uma chance para os produtores gaúchos unirem forças para o desenvolvimento do milho. "Falta ainda mobilização da região para buscar mais estímulos para investir no setor. Precisamos de políticas que incentivem produção e o escoamento do milho, mas isso não vem sozinho, temos que pleitear", ressalta. "Nossa região está fora do eixo principal de informações sobre essa cultura, por isso esse tipo de encontro é tão importante", completa.

SERVIÇO:
4º Encontro Estadual de Produtores de Milho do RS
Local: Associação dos Funcionários Coopatrigo - São Luiz Gonzaga - RS
Data: 19/8 - 8h
Informações:  (55) 3332-7227 ou [email protected]

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Apromilho

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário