Milho em alta

Publicado em 31/08/2011 09:53
Os gaúchos, mais uma vez, devem se render ao plantio de soja e milho. Preços em alta e demanda aquecida nos mercados doméstico e internacional prometem fazer com que os produtores retomem a intenção de milho verificada em 2010. Pela projeção da Emater-RS, com base no levantamento feito junto a 311 municípios do Estado, o milho é a cultura que mais deve se expandir no ciclo 2011/2012, com perspectiva de área semeada de 4,86%, passando para 1.154.870 hectares.

Os números, apresentados na Expointer pelo presidente da Emater-RS, Lino De David, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, reforçam uma tendência que vem sendo verificada já há alguns anos pelos técnicos da extensão rural: cada vez mais o milho vem ganhando espaço em áreas tradicionais ocupadas pela soja, essencialmente no Planalto Médio e nas Missões, enquanto parte do plantio da oleaginosa está migrando para áreas localizadas na Metade Sul do Estado, especialmente Pelotas.

"Esse fenômeno não é novo, mas vem ganhando força nos últimos anos", destacou De David. Segundo o dirigente, embora o risco de estiagem na Metade Sul seja mais forte, a soja, por suas características, apresenta maior resistência à seca, o que pode reduzir a possibilidade de prejuízos, quando o Estado for novamente atingido pela estiagem. Para a soja, o levantamento da Emater-RS indica um equilíbrio, com uma variação positiva de 0,88%, alcançando 4.107.111 hectares.

Os altos estoques de arroz, as dificuldades na comercialização da safra passada e preços defasados abaixo das médias estimulam o produtor a reduzir a área plantada em 5,64%, devendo o cereal ocupar 1.104.829 hectares.

Ontem, em visita à feira, o diretor de Comercialização Agrícola do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos, ouviu dos arrozeiros uma série de reivindicação para tornar a atividade mais rentável. Um dos pedidos é por mais alternativas para a produção, tais como o uso do cereal na fabricação da ração animal, cujo aval para o primeiro leilão de Pepro deve sair nos próximos dias. Através desta modalidade, a meta é escoar 500 mil toneladas do produto. Por meio de outros mecanismos como PEP e AGF foram comercializados outras 2,5 milhões de toneladas do cereal.

Em relação à produção dos grãos de verão no Estado, o levantamento mostra que a produção total deve apresentar uma queda de 10,23%, passando de 26,51 milhões de toneladas para 23,80 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário