Como aumentar a produtividade do milho

Publicado em 09/09/2011 08:45

A produtividade de milho no Brasil na safra normal ainda é bastante baixa. Nesta safra de 2010/11 a média nacional foi de 4 .571kg/ha, variando de 2.102kg/ha na região Nordeste a 7.537kg/ha na região Centro-Oeste. Esses números não refletem o alto potencial produtivo do cereal. Em levantamento realizado por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) na safra 2007/08, verificou-se que em 1.095 lavouras em diversas regiões do país a média de produtividade foi de 11.034 kg/ha, com variações de 8.000 a 16.000 kg/ha.

Constata-se que as diferenças de rendimento ainda são muito grandes em função das tecnologias adotadas e da capacidade gerencial dos produtores. Esse quadro indica a possibilidade de aumentar a produtividade em praticamente todas as regiões, tomando como exemplo os casos bem sucedidos. Este é o tema do programa Prosa Rural desta semana. O pesquisador José Carlos Cruz fala sobre as etapas necessárias para o produtor aumentar a produtividade do milho.

Embora exista uma ampla diversidade no que diz respeito aos sistemas de produção do cereal no Brasil, é possível identificar pontos que podem ser trabalhados, resultando em maior eficiência econômica das lavouras. São eles: uso de densidade e espaçamento de plantio adequados; implantação da cultura na época correta; uso de cultivares produtivas e adaptadas à região e ao sistema de produção; correção e adubação do solo conforme análise prévia; manejo adequado de doenças, de plantas daninhas e de insetos-praga.

'A primeira preocupação que o produtor deve ter é com a semente que ele vai plantar. Existem no Brasil cerca de 500 tipos diferentes de sementes de milho, mas o produtor deve escolher a mais adequada à sua realidade, levando-se em conta seu grau de capitalização e capacidade gerencial', destaca José Carlos Cruz.

A competitividade da cultura depende de um uso mais adequado dos conhecimentos disponíveis e já validados e que, na maioria das vezes, requer poucos investimentos financeiros, mas exige maior acompanhamento e capacitação gerencial dos agricultores.

Saiba mais sobre como aumentar a produtivdade do milho ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Milho e Sorgo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário