Milho: 46% da safra futura já está comercializada em MT

Publicado em 03/11/2011 08:47 332 exibições
Os produtores mato-grossenses já comercializaram 46,6% da produção futura da safra de milho. Como as cotações presente e futuro não favorecem a realização de negócios, a comercialização no mês passado, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontou uma evolução de apenas 1,4%.

Esta pouca evolução é reflexo do mercado do milho que passa por um momento de pausa nos negócios devido à queda nos preços, tanto nacional, quanto internacional, e também à definição de área para a segunda safra, cujo plantio se iniciará, provavelmente, em meados de janeiro.

Retomando safras passadas, esse adiantamento da comercialização do produto vem se tornando prática comum, pois esse mesmo percentual na safra 2008/09 ocorreu em setembro, pós-colheita, na 09/10, em julho, no final da colheita, 10/11, no início da colheita, no mês de maio, e agora ocorre praticamente três meses antes de quaisquer atividades de plantio. Esta antecipação da cultura confirma que o milho safrinha deixou de ser uma cultura secundária, e se tornou, em alguns casos, predominante e decisiva na complementação da renda da propriedade rural em Mato Grosso.

Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário