Variedade de milho Bt é discutida em Lucas do Rio Verde

Publicado em 17/11/2011 08:51
A Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com a Fundação Rio Verde, promove discussão sobre o cultivo da variedade de milho Bt em Mato Grosso. O painel técnico ocorre na próxima segunda (21/11), às 16h, como programação paralela ao 11º Seminário Nacional de Milho Safrinha, com abertura prevista para 20h do mesmo dia, em Lucas do Rio Verde. A participação no painel é gratuita e não depende de inscrição no Seminário.

A proposta do painel é checar junto aos produtores como está sendo feito o manejo da variedade e fazer um diagnóstico do uso da cultivar em Mato Grosso. Os pesquisadores querem conhecer a opinião e as demandas de técnicos e de produtores mediante os desafios da cultura do milho Bt.

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Alexandre Ferreira da Silva, explica que entre outras questões o painel pretende checar como está sendo feita a área de coexistência entre o milho convencional e o Bt. “É preciso manter distâncias mínimas entre a área plantada com uma semente e outra”, pontua.

Ele complementa ainda que os produtores que escolhem o Bt precisam respeitar a área de refúgio – uma área obrigatória de plantio do milho convencional, mesmo que a preferência do produtor seja pelo Bt. “O manejo inapropriado ocasiona a quebra da resistência do Bt em relação aos insetos, ou seja, a perda de tecnologia desenvolvida”.

No Brasil há aproximadamente quatro anos, segundo a Embrapa Sorgo e Milho, o Bt é a principal alternativa do produtor ao plantio com milho convencional. Desenvolvido com resistência a insetos, ele é utilizado pelos produtores com o propósito de reduzir o número de aplicações de inseticidas na lavoura de milho safrinha.

Seminário Safrinha - Ocorre de 21 a 23 de novembro, em Lucas do Rio Verde, o 11º Seminário Nacional de Milho Safrinha. O evento tem como objetivo buscar novos e eficientes caminhos para o cultivo do cereal, reunindo profissionais para discutir e divulgar informações e tecnologias nas diferentes regiões produtoras de grãos no país.

O seminário é promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e realizado pela Fundação Rio Verde, com patrocínio da Aprosoja, Cearpa, Sicredi, Nitral Urbana, Bayer, Basf, Syngenta, Pioneer, FMC, Dekalb, Bio Gene. Apoiam o evento o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde.

As inscrições variam entre R$ 50 e R$250 e podem ser feitas antecipadamente ou na abertura do Seminário. As vagas são limitadas. Outras informações no site www.seminariomilhosafrinha.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja com Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário