Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos podem aliviar volatilidade do mercado de petróleo, diz IEA

Publicado em 11/02/2022 08:54

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos podem ajudar a acalmar os voláteis mercados de petróleo se produzirem mais, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira.

Os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita são os dois produtores de petróleo com a maior capacidade de produção disponível e podem ajudar a aliviar os estoques globais de petróleo que estão entre os fatores que empurram os preços para 100 dólares o barril, aprofundando a inflação em todo o mundo.

"Esses riscos, que têm amplas implicações econômicas, poderiam ser reduzidos se os produtores do Oriente Médio com capacidade ociosa compensassem aqueles que estão (ficando sem capacidade)", disse a agência com sede em Paris em seu relatório mensal de petróleo.

A IEA disse que a capacidade ociosa efetiva pode cair para 2,5 milhões de barris por dia (bpd) até o fim do ano, sustentada quase inteiramente pela Arábia Saudita e, em menor grau, pelos Emirados Árabes Unidos.

Um resultado bem-sucedido das negociações internacionais com o Irã poderia suspender as sanções dos EUA às exportações do país e aliviar o aperto no fornecimento, acrescentou a IEA, trazendo gradualmente 1,3 milhão de bpd de petróleo iraniano de volta ao mercado.

A oferta e a demanda devem se equilibrar no primeiro trimestre, mas espera-se que haja um superávit apenas no segundo trimestre ou no segundo semestre do ano, acrescentou a IEA.

A necessidade de reabastecer os estoques de petróleo esgotados, que nos países da OCDE caíram 60 milhões de barris em dezembro para mínimas de sete anos, significa que o excesso de oferta imediato é improvável.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai antes da reunião da Opep+ e fecha semana com perda
Opep+ trabalha em acordo complexo de corte de produção para 2024-2025, dizem fontes
Produção de petróleo dos EUA aumenta em março, enquanto fornecimento de refinados cai
Petróleo cai pela 4ª sessão seguida com incerteza sobre inflação nos EUA
Petróleo cai pelo 3º dia seguido com perspectiva de juros ainda elevados nos EUA