Opep mostra preocupação à UE com possível proibição do petróleo russo, dizem fontes

Publicado em 24/03/2022 13:39

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - Autoridades da Opep acreditam que uma possível proibição da União Europeia ao petróleo da Rússia por causa da invasão à Ucrânia prejudicaria os consumidores, disseram fontes da Opep, acrescentando que essas preocupações foram transmitidas a Bruxelas.

Os principais membros da Opep, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, tentaram navegar em um território neutro entre o Ocidente e Moscou, enquanto a Opep+, grupo que inclui a Rússia, evitou a questão da Ucrânia em suas reuniões.

A UE, que depende muito do petróleo russo, já impôs duras sanções à Rússia, incluindo o congelamento dos ativos de seu banco central. O bloco vem discutindo se e como aplicar sanções à indústria de energia da Rússia.

Autoridades da Opep, incluindo o secretário-geral Mohammad Barkindo, encontraram-se com o comissário de Energia da UE, Kadri Simson, em 16 de março para discutir os "tempos extraordinários" para o mercado de energia, disse Simson no Twitter.

Uma das fontes da Opep disse que as preocupações do grupo foram externadas para a UE. "Eles estão muito bem informados", disse a fonte, que não quis ser identificada.

Questionada sobre a reunião de 16 de março, uma autoridade da UE disse: "A Opep apresentou sua análise da situação do mercado de petróleo e nos informou sobre seus planos em termos de produção de petróleo".

"Como sempre dissemos, nada está fora da mesa em termos de sanções futuras", afirmou.

A sede da Opep em Viena não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

(Reportagem adicional de Kate Abnett e Ahmad Ghaddar)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai antes da reunião da Opep+ e fecha semana com perda
Opep+ trabalha em acordo complexo de corte de produção para 2024-2025, dizem fontes
Produção de petróleo dos EUA aumenta em março, enquanto fornecimento de refinados cai
Petróleo cai pela 4ª sessão seguida com incerteza sobre inflação nos EUA
Petróleo cai pelo 3º dia seguido com perspectiva de juros ainda elevados nos EUA