Ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos diz que Opep+ não é organização política

Publicado em 28/03/2022 16:09

O ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos disse nesta segunda-feira que a aliança de produtores de petróleo da Opep+ não é uma organização política e que sua missão é manter um mercado equilibrado.

"Não é possível discutir questões políticas nesta organização", disse o ministro Suhail al-Mazroui à Asharq Business TV. "Ninguém ouviu quando dissemos que eram necessários mais investimentos em petróleo e gás. O aumento da produção só será feito de forma comedida e por consenso entre os membros."

Mais cedo na segunda-feira, várias fontes próximas à Opep+ disseram à Reuters que o grupo provavelmente manterá seus planos de um aumento modesto em sua produção de petróleo em maio, apesar do aumento nos preços devido à crise na Ucrânia e de pedidos de consumidores por mais oferta.

Os produtores não ficaram satisfeitos com os preços mais altos da energia, disse al-Mazroui, mas o grupo, formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores, incluindo a Rússia, não pode suprir em excesso o mercado.

"O critério é o equilíbrio entre oferta e demanda. Há necessidade e temos capacidade?" ele disse.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha em queda com expectativa de navegação mais tranquila no Estreito de Ormuz
Governo decide prorrogar imposto de exportação sobre petróleo com alíquota de 12%
Compras para reserva estratégica de petróleo devem sustentar demanda por petróleo até 2028
Tráfego de petroleiros por Ormuz fica praticamente parado enquanto ataques colocam à prova trégua no Irã
Petróleo fecha em máxima de várias semanas após EUA ameaçar novos ataques ao Irã
Petróleo deve seguir em déficit global no 3º trimestre, mesmo após cessar-fogo no Oriente Médio