Exxon registra mais um poço seco no Brasil; diz que segue comprometida com operações

Publicado em 29/03/2022 08:41

Por Sabrina Valle e Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) -A Exxon Mobil Corp não encontrou petróleo em seu primeiro poço de uma nova área exploratória na costa do nordeste do Brasil, confirmou a empresa nesta segunda-feira, em mais um revés para a produtora norte-americana no país.

A Exxon elegeu o Brasil como uma de suas três principais apostas para elevar a produção futura da empresa, depois da Guiana e da produção em terra nos EUA. Caso a perfuração tivesse sido bem sucedida, seria a primeira descoberta da Exxon como operadora no Brasil.

A informação sobre o poço seco no chamado prospecto Cutthroat, na Bacia de Sergipe-Alagoas, veio inicialmente da petroleira brasileira Enauta.

Na semana passada, a americana Murphy Oil Corp, terceira sócia no empreendimento, anunciou que a área poderia render até 1 bilhão de barris de petróleo e gás.

Murphy não comentou imediatamente a informação. Na semana passada, a companhia disse que os custos de perfuracao do prospecto eram relativamente baixos. As ações da Enauta caíram quase 6% após a declaração de que nenhum indício de petróleo ou gás tenha sido encontrado no poço 1-EMEB-3-SES.

A Exxon disse que continua comprometida com suas operações no Brasil, que incluem participação em 28 blocos no mar.

“Embora não tenhamos encontrado hidrocarbonetos neste poço de exploração específico (Cutthroat-1), a ExxonMobil continuará a integrar os dados de nossas descobertas nos esforços regionais de interpretação de subsuperfície para entender melhor o potencial de exploração do bloco”, disse a porta-voz da Exxon, Meghan Macdonald.

(Reportagem de Gabriel Araujo e Sabrina Valle; texto de Steven Grattan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai antes da reunião da Opep+ e fecha semana com perda
Opep+ trabalha em acordo complexo de corte de produção para 2024-2025, dizem fontes
Produção de petróleo dos EUA aumenta em março, enquanto fornecimento de refinados cai
Petróleo cai pela 4ª sessão seguida com incerteza sobre inflação nos EUA
Petróleo cai pelo 3º dia seguido com perspectiva de juros ainda elevados nos EUA