Europa trará petróleo bruto de Abu Dhabi em substituição ao óleo russo, dizem fontes

Publicado em 25/04/2022 10:15

Uma unidade de transporte da francesa TotalEnergies fretou provisoriamente um navio-tanque para carregar petróleo bruto de Abu Dhabi no início de maio para a Europa, o primeiro embarque desse tipo em dois anos, de acordo com informações de traders e um relatório de transporte desta segunda-feira.

O CSSSA, braço de navegação da TotalEnergies, fretou o navio-tanque suezmax Moscow Spirit para carregar 1 milhão de barris de petróleo do tipo Murban do porto de Jebel Dhanna, nos Emirados Árabes Unidos, para o Reino Unido, de 1 a 3 de maio, segundo um relatório.

O petróleo bruto do tipo Das de Abu Dhabi foi carregado pela última vez em maio de 2020, para a Itália, mostraram dados do Refinitiv Eikon.

A janela de arbitragem do petróleo do Oriente Médio para a Europa foi aberta depois que compradores europeus evitaram o petróleo russo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que classifica sua ação no país viznho de "uma operação especial".

Espera-se que mais cargas de petróleo bruto de Abu Dhabi --Murban, Das e Upper Zakum-- cheguem à Europa nos próximos meses para substituir o déficit russo, já que a União Europeia prepara mais sanções às importações de petróleo russo, disseram traders, possivelmente desviando alguns suprimentos que iriam para a Ásia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do petróleo sobe mais de 3% com retomada dos ataques militares entre EUA e Irã
Camex aprova prorrogação de imposto de exportação de petróleo
Petróleo fecha com alta de 2% após Trump rejeitar termos de cessar-fogo com Irã
Mesmo com petróleo em alta no exterior, combustíveis ficam mais baratos em Araraquara
Rússia deve prorrogar proibição de exportação de diesel até setembro, dizem fontes
Petróleo cai mais de US$2 apesar das novas sanções dos EUA contra o Irã