Petrobras cancela contrato para serviços em Tupi e avalia pedido de indenização

Publicado em 05/05/2022 11:28

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras cancelou processo para contratação de serviços de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) de dutos rígidos submarinos (SURF) junto à empresa McDermott, vencedora do processo competitivo, segundo comunicado nesta quinta-feira.

O cancelamento, disse a Petrobras, ocorreu após a companhia ter se recusado celebrar o contrato após terceira convocação da petroleira.

"A Petrobras está avaliando internamente os impactos financeiros do cancelamento da contratação assim como o início de processo administrativo para eventuais sanções e indenizações cabíveis", destacou.

Os serviços envolvem a iniciativa do "WAG Full Field do Campo de Tupi", que tem por objetivo o aumento do fator de recuperação de óleo do campo através da injeção alternada de água e gás e consiste na conversão de 15 poços injetores de água (IA) em poços injetores de água e gás (IWAG) por meio de aquisição e instalação de dutos de injeção de gás (IG), conectados em 5 UEPs (Unidades Estacionárias de Produção) do campo de Tupi.

O Consórcio AIP de Tupi é formado pela Petrobras, como operadora, com participação de 67,216%, e os demais parceiros: Shell (23,024%), Petrogal (9,209%) e União (0,551%), representada pela Pré-Sal Petróleo S.A.

(Por Gabriel Araujo e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com menor esperança de paz no Oriente Médio
Petróleo avança com novas sanções dos EUA e tensão no Oriente Médio
Preços do petróleo sobem após Trump indicar que cessar-fogo com Irã está por um fio
Petróleo avança com troca de ataques entre EUA e Irã, mas reduz ganhos
Petróleo cai com relatos de que EUA e Irã estão próximos de um acordo de paz
Preços do petróleo caem após fonte paquistanesa dizer que EUA e Irã estão próximos de acordo de paz