Refino de petróleo cresce 13,4% e supera desempenho pré-pandemia, diz ANP

Publicado em 28/06/2022 16:35

Logotipo Reuters

O volume de petróleo refinado no Brasil entre janeiro e maio cresceu 13,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, com o país lidando para garantir o abastecimento diante de um mercado global de combustíveis mais apertado por impacto da guerra na Ucrânia, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou na segunda-feira.

No período, 46,6 bilhões de litros foram refinados. Entre janeiro e maio de 2021, o volume tinha sido de 41,1 milhões.

Em maio, o país refinou 9,46 bilhões de litros, alta de 15,8% na comparação com maio de 2021. É o maior volume para o mês desde 2015 para maio.

O desempenho nos cinco primeiros meses deste ano supera o do mesmo período de 2019, antes da pandemia do coronavírus. Entre janeiro e maio daquele ano, o país refinou 41,4 milhões de metros cúbicos.

A Petrobras, que detém a maioria das refinarias do país, tem afirmado que está usando o máximo de sua capacidade considerando condições de segurança e rentabilidade, enquanto há preocupações sobre a oferta de diesel no segundo semestre.

Dos 46,6 milhões de metros cúbicos refinados, 40,6 milhões foram de óleo nacional e 4,7 milhões de óleo importado, representando, respectivamente, aumentos de 13,8% e 11,3% na comparação com 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ralfo B B Penteado Campinas

    Porquê a Petrobrás está travada neste governo e não supre o paus com preços formados em real e até exporta ? Será o Guedes a ibstrui-la ? De que adianta pagar dividendos sem reinvestir ? Onde esta o acionista majoritário, seu ministro da energia, seu presidente e conselho ?Chega de extorsão e prejuízo.

    7
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      O preço do petróleo é em dólar e não há muito o que fazer para conter a subida do barril, mas há muitas outras coisas que poderíamos ter feito ou fazer pra mitigar o impacto, vou citar algumas:

      1. Alta do dólar: o governo poderia ter feito a lição de casa e feito as reformas que disse que ia fazer, mas prefere arrumar situações medonhas com outros poderes ou questionar vacinas, urnas, disparar cortinas de fumaça como ratanabá, abafar corrupções e casos envolvendo os mitinhos e bla bla bla.

      2. PPI da Petrobrás: o conselho poderia propor uma nova metodologia de preços para a gasolina, diesel e gás com uma média móvel (poderia ser de 15 dias, um mês etc) para suavizar o impacto dos aumentos e não prejudicar ainda mais a inflação.

      3. Dividendos da Petrobrás: essa medida não é, na minha opinião, muito boa, mas em momentos de crise se a empresa que é estatal (e como dizem "o petróleo é do brasileiro") poderia usar esses dividendos para subsidiar o preço da gasolina, uma vez que o governo fica com a maior parte.

      4. Redução dos impostos: O governo federal, depois de muuuuuuito tempo (bem próximo das eleições por coincidência) zerou as alíquotas de impostos federais e propôs um teto pro ICMS com posterior compensação aos estados, algo que não concordo no ponto da compensação, seria melhor cortar gastos dos 3 poderes a nível federal que consomem cerca de 500 bi por ano, o que traria um benefício fiscal enorme.

      9
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Como é fácil na teoria né Sr. Otávio.., mas dá Missa o Sr. não sabe nem a metade, Brasília ( três Poderes ) , é um ninho de Cobras, ainda por cima com um STF igual . Portanto pense bem antes de emitir certas opiniões, pensamentos, pitacos de como administrar um País Continental, contaminado, Corrompido, inchado, em todas as Esferas como o Brasil, um verdadeiro Pandemônio, onde o Executivo está praticamente Sozinho.., inclusive a Velha mídia, tudo o resto contra ELE..., Ainda bem que Temos Deus e o Povão ao nosso Favor, o lado do Bem, senão..., Já era Meu Amigo, me desculpe a franqueza..., Abraços..

      11
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Espero que esse comentário Valha pra esse Ralfo B Penteado Também..

      8
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      As poucas refinarias, que temos, foram construídas, na época do Regime Militar, de lá pra cá, só houve desgoverno, principalmente naqueles tristes 13 anos. É irracional querer cobrar, do atual governo, uma grande infra estrutura petrolífera. Pois sem recursos, ele conseguiu, terminar todas as obras inacabadas dos outros governos, anteriores. E ainda teve a economia fechada, e a inflação como consequência da Guerra na Ucrânia.

      7
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Você devia ter vergonha Otávio Perrone, quem interfere no governo e arruma brigas medonhas, cpi do circo, inquérito do fim do mundo segundo o ex ministro do STF Aires Brito é o Legislativo e o Judiciário, aliás esse último atendendo aos desejos da esquerda o maior partido de oposição ao governo.

      8
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      Aos amigos que estão dizendo que o governo não pode isso ou aquilo, me responda pq a do ICMS passou tão rápido? Será que é pq ele queria fazer e fez? Pq pra alguns assuntos a coisa anda e para outros não? Vcs que não tem vergonha na cara de ficar defendendo político, tadinho leva ele pra sua casa, da atenção e de comer. O Adir só falou groselha, sabe de nada o coitado, nem sabe como funciona o congresso e acha que o STF é poder legislativo, um coitado mesmo.

      4
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      Errei o nome, é Leodir e não Adir.

      Quincas, mudando de assunto, em outro tema vc falou que já tinha lido o livro da Ana Primavesi e tudo mais, então dá uma olhada no que o Laercio pratica nas lavouras deles, vou deixar o canal aqui (era isso que eu estava tentando te mostrar):

      https://www.youtube.com/channel/UCU_zA3OABqWVtEUb7NJjG3Q/featured

      Olha tb sobre a Elaine Ingham que fala de microbiologia de solo: https://www.youtube.com/channel/UCSAU5ludwNyqMHBaR1ZfheQ

      1