Preço do petróleo cai mais de US$ 2/barril, perseguido por temores de recessão

Publicado em 16/12/2022 18:40

Por Shariq Khan

NOVA YORK (Reuters) - O petróleo caiu mais de 2 dólares por barril nesta sexta-feira, arrastado por amplas perdas nas ações globais devido a temores de uma recessão iminente, depois que os bancos centrais da Europa e da América do Norte sinalizaram que continuarão a combater a inflação agressivamente.

O petróleo Brent fechou em 79,04 por barril, queda de 2,17 dólares ou 2,4%, enquanto os futuros do petróleo dos EUA (WTI) caiu 1,82 dólar, ou 2,4%, para 74,29 dólares por barril.

O Federal Reserve dos EUA indicou que aumentará ainda mais as taxas de juros no próximo ano, mesmo com a economia caminhando para uma possível recessão. Na quinta-feira, o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu também elevaram suas taxas de juros para combater a inflação.

"A conversa em torno da fogueira de repente se tornou toda sobre a destruição da demanda diante de uma recessão", disse Robert Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

"A situação econômica é menos do que estelar. Não hoje, mas estamos indo na direção de testar o WTI de 70 dólares por barril novamente, e as coisas podem ficar muito feias a partir daí."

Ambos os benchmarks terminaram a semana em alta, auxiliados por ralis nos primeiros três dias. Os contratos futuros do Brent registraram seus maiores ganhos semanais desde o início de outubro, mas esses ganhos seguem a pior queda semanal desde agosto para o índice de referência do petróleo.

(Reportagem adicional de Noah Browning, Alex Lawler e Muyu Xu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai para mínima de sete semanas, após Irã e Israel suspenderem ataques
Royal Rural: Trump eleva o tom contra o Irã e petróleo reduz queda
Petróleo fecha em alta de US$1 após Irã e Israel afirmarem que interromperam ataques
Preços do petróleo saltam após ataques israelenses contra o Irã e o Líbano
Petróleo cai com expectativa de desescalada na guerra entre EUA e Irã
Exportação de petróleo do Brasil recua 42% em maio; embarques de soja avançam 5%