Preço do petróleo fecha semana em baixa com preocupação sobre demanda

Publicado em 17/02/2023 18:41

Por Laura Sanicola

(Reuters) – O petróleo caiu 2 dólares o barril na sexta-feira e encerrou a semana em baixa, com os traders preocupados de que futuros aumentos nas taxas de juros dos EUA possam pesar sobre a demanda.

Na quinta-feira, duas autoridades do Fed alertaram que aumentos adicionais nos custos de empréstimos são essenciais para conter a inflação, elevando o dólar americano, o que torna o petróleo mais caro para detentores de outras moedas.

O Brent caiu 2,14 dólares ou 2,5%, para 83,00 dólares o barril, caindo 3,9% semana a semana.

Nos EUA, a commodity caiu 2,15 dólares, ou 2,7%, a 76,34 dólares, perdendo 4,2% em relação ao fechamento da última sexta-feira.

“O nervosismo com o aumento das taxas voltou com força total”, disse Stephen Brennock, da corretora de petróleo PVM.

Vários sinais de ampla oferta também pesaram no mercado. Os produtores russos esperam manter os volumes atuais de exportações, apesar do plano do governo de cortar a produção em março, disse o jornal Vedomosti na sexta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP
Petróleo sobe mais de 1% com tensões geopolíticas e manutenção da produção pela Opep