Arábia Saudita e outros produtores da Opep+ anunciam cortes voluntários na produção de petróleo

Publicado em 02/04/2023 12:19 e atualizado em 03/04/2023 07:14

DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita e outros produtores de petróleo da Opep+ anunciaram neste domingo cortes voluntários em sua produção, com Riad dizendo que reduzirá a produção em 500.000 barris por dia (bpd) de maio até o final de 2023, informou a mídia estatal.

O vice-primeiro-ministro da Rússia também disse que Moscou estenderá um corte voluntário de 500.000 bpd até o final de 2023. Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Omã e Argélia disseram que cortarão voluntariamente a produção no mesmo período.

Os Emirados Árabes Unidos disseram que reduziriam a produção em 144.000 bpd, o Kuwait anunciou um corte de 128.000 bpd, enquanto o Iraque disse que reduzirá a produção em 211.000 bpd e Omã anunciou um corte de 40.000 bpd. A Argélia disse que cortará sua produção em 48.000 bpd.

O ministério da energia saudita disse em comunicado que o corte voluntário foi uma medida de precaução destinada a apoiar a estabilidade do mercado de petróleo.

(Reportagem de Maha El Dahan e Adam Makary)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP
Petróleo sobe mais de 1% com tensões geopolíticas e manutenção da produção pela Opep