Braskem dispara mais de 40% com notícias sobre interesse de petrolífera dos Emirados

Publicado em 05/05/2023 14:20 e atualizado em 05/05/2023 15:24

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) -As ações da Braskem dispararam mais de 40% nesta sexta-feira, renovando máximas no ano, em meio a notícias de que a petrolífera Adnoc, dos Emirados Árabes Unidos, estaria se unindo à gestora Apollo para fazer uma oferta pela petroquímica brasileira.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, publicada no começo da tarde, a estatal Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) prepara uma oferta de compra do controle da Braskem por até 37,5 bilhões de reais.

Segundo a Folha e o colunista Lauro Jardim, de O Globo, a Adnoc está se juntando à gestora norte-americana Apollo para formalizar a proposta.

Petrobras, Novonor e Braskem não comentaram o assunto de imediato.

Ainda conforme Lauro Jardim, em nota publicada por volta do meio-dia, as linhas gerais da proposta foram mostradas nesta sexta-feira em apresentação aos bancos credores da Novonor, antiga Odebrecht, e que têm ações da Braskem como garantia.

A reportagem da Folha diz que ficou definido que a Adnoc exercerá o controle e, para isso, quer pagar prêmio de 135% sobre o valor das ações — isso resultaria em 47 reais por ação.

Por volta de 14:20, os papéis da Braskem saltavam 36,58%, a 26,25 reais, entrando e saindo de leilão conforme renovavam oscilação máxima permitida, enquanto o Ibovespa avançava 2,27%. No melhor momento, chegaram a 27,2 reais (+41,5%).

A Novonor divide o controle da Braskem com a Petrobras.

No mês passado, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou à Bloomberg que a estatal poderia ampliar a participação na Braskem. Dias depois, a Petrobras disse que não houve mudanças em seu plano de venda de sua participação na Braskem.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Queda no preço do petróleo alivia pressão sobre BCE para agir, afirma membro do banco
Recuo surpreendentemente rápido do preço do petróleo diminui urgência de ação do BCE, segundo fontes
Petróleo cai mais de 3% com alívio nas preocupações sobre oferta no Estreito de Ormuz
Petróleo sobe 2% após navio cargueiro ser atingido perto de Omã
Brent fecha no menor patamar desde antes do início da guerra no Irã
Diesel S-10 registra queda semanal de 0,4% nos postos do Brasil, diz Ticket Log