Fornecimento de petróleo não será afetado por teto de preço mais rígido, diz IEA

Publicado em 22/05/2023 08:33

Por Katya Golubkova e Sakura Murakami

HIROSHIMA, Japão (Reuters) - A Agência Internacional de Energia (IEA) não espera que as medidas do G7 para combater evasões dos limites de preço de energia russa mudem a situação de oferta de petróleo bruto e derivados, o disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.

O G7, a União Européia e a Austrália concordaram em impor um teto de preço de 60 dólares por barril para o petróleo bruto transportado por via marítima da Rússia e também estabelecer um limite máximo de preço para os produtos petrolíferos russos de forma a privar Moscou de receitas por conta da invasão da Ucrânia.

O G7 intensificará os esforços para combater a evasão dos limites "enquanto evita efeitos de transbordamento e mantém o fornecimento global de energia", disse o grupo no sábado, sem dar detalhes, durante sua reunião anual de líderes.

A IEA, que fornece análises e auxilia o G7 no assunto energia, não vê a aplicação dos limites de preço afetando o suprimento global de petróleo e combustível, disse Birol à Reuters em entrevista durante a cúpula.

"Qualquer mudança significativa nos mercados como sempre vão refletir em nossas análises, em nossos relatórios, mas por enquanto não vejo razão para mudar nossa visão", afirmou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo decide prorrogar imposto de exportação sobre petróleo com alíquota de 12%
Compras para reserva estratégica de petróleo devem sustentar demanda por petróleo até 2028
Tráfego de petroleiros por Ormuz fica praticamente parado enquanto ataques colocam à prova trégua no Irã
Petróleo fecha em máxima de várias semanas após EUA ameaçar novos ataques ao Irã
Petróleo deve seguir em déficit global no 3º trimestre, mesmo após cessar-fogo no Oriente Médio
Rússia proíbe exportações de diesel para garantir oferta interna após ataques ucranianos