Petróleo Brent sobe antes da viagem de Biden ao Oriente Médio

Publicado em 17/10/2023 16:31 e atualizado em 17/10/2023 17:06

Por Nicole Jao

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo Brent subiram nesta terça-feira, enquanto os investidores esperavam para ver se os esforços diplomáticos dos EUA e uma viagem do presidente Joe Biden a Israel impedirão que o conflito no Oriente Médio se amplie.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,25 dólar, para 89,90 dólares o barril. O petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA ficou estável a 86,66 dólares.

Os preços do petróleo caíram no início da sessão, quando o presidente do Federal Reserve Bank de Richmond, Thomas Barkin, disse que os custos mais elevados dos empréstimos de longo prazo nos EUA estão exercendo pressão descendente sobre a demanda, mas não estava claro como isso afetaria a decisão do banco central sobre as taxas.

As subidas das taxas de juros para conter a inflação podem abrandar o crescimento econômico e reduzir a demanda por petróleo.

Ambos os índices de referência do petróleo subiram na semana passada devido aos receios de que o conflito Israel-Hamas pudesse se expandir pela região produtora do Oriente Médio. A referência global Brent ganhou 7,5%, no seu maior ganho semanal desde fevereiro.

A visita de Biden a Israel na quarta-feira procurará equilibrar a demonstração de apoio à guerra de Israel contra o Hamas e a tentativa de reunir os Estados árabes para ajudar a evitar um conflito regional, depois que o Irã, membro da Opep, prometeu “ação preventiva” da “frente de resistência” dos seus aliados que incluem o movimento Hezbollah no Líbano.

"Os preços do petróleo estão a oscilar enquanto os comerciantes de energia aguardam para ver se os esforços diplomáticos dos EUA terão sucesso em evitar que o conflito Israel-Hamas se transforme numa guerra regional mais ampla", disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA.

(Reportagem de Nicole Jao em Nova York; Reportagem adicional de Paul Carsten em Londres e Sudarshan Varadhan em Cingapura)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com tensão no Oriente Médio
Petróleo tem leve alta com previsões de forte demanda global
Opep mantém previsão de aumento da demanda de petróleo para 2024, mas reduz visão do 1º tri
Petroreconcavo tem alta de 1% na produção em maio
Petróleo sobe 3% para máxima de uma semana com expectativa de maior demanda